Tecnologias assistivas

Ao fundo, desfocado, está um circuito eletrônico. Em primeiro plano está escrito "Você sabe o que são tecnologias assistivas?". No canto inferior esquerdo está escrito "@l2psicologia".

Você sabe o que são tecnologias assistivas???

Quando falamos sobre esse assunto, normalmente as pessoas relacionam com equipamentos ultra tecnológicos, tipo os que o Stephen Hawking utiliza, mas na verdade tecnologia assistiva é bem mais do que isso. Elas podem ser bem simples e mesmo assim serem consideradas tecnologias assistivas.

Mas afinal, o que são as TAs?

Existe uma definição que é bem utilizada e que é dada pelo Comitê de Ajudas Técnicas (CAT):

“Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”

Ou seja, se algo produz funcionalidade visando autonomia, independência e qualidade de vida de uma pessoa com deficiência, é considerado tecnologia assistiva, desde uma cadeira de rodas até equipamentos como os usados por Stephen Hawking.

O tempo todo nós usamos alguns recursos que facilitam nossas vidas, não é mesmo? E já nem imaginamos mais nossas vidas sem esses recursos, apesar de ser possível sim viver sem eles. Mas pra algumas pessoas, como no caso de pessoas com deficiências específicas, alguns recursos são essenciais, não apenas facilitadores para que elas desenvolvam algumas atividades.

Mesmo sendo considerados tão importante assim, muitas vezes o acesso a algumas tecnologias assistivas é bem difícil, principalmente devido ao valor. Existem instrumentos e serviços que tem um custo muito elevado e uma família de baixa renda não teria acesso a eles. Mas o SUS fornece essas TAs! Desde 1992 foi padronizado uma tabela  de concessão de ajudas técnicas, o acesso às TAs é considerado cuidado da rede regular de saúde. Outra opção também dada pelo governo é o credito acessibilidade do Banco do Brasil, há uma lista de produtos e serviços no valor entre R$70,00 e R$30.000,00 que podem ser financiados em até 60x, com juros baixíssimo para acesso a essas tecnologias. Apenas pessoas com renda mensal bruta de até 10 salários mínimos podem solicitar esse financiamento.

Procure os seus direitos, converse com o profissional que atende seu filho, algumas tecnologias irão beneficiar muito o desenvolvimento, autonomia e qualidade de vida.

Se quiser acompanhar mais informações sobre as tecnologias assistivas, curta nossa página no Facebook ou no Instagram. Você pode nos procurar lá no @l2psicologia. Sempre trazemos conteúdo bacana e informativo para vocês!

About Lídia Lopes

Inconformada com o preconceito e com uma educação não inclusiva tenta todos os dias fazer algo para que isso seja diferente. Mais que um valor moral, tornou isso sua profissão. Apaixonada por educação e inclusão. Sonha em viajar o mundo e num mundo que não seja mais preciso falar em inclusão, pois a inclusão pressupõe a exclusão.

Responder