Paixão Cega!

Você torce para algum time de futebol? Já foi a algum estádio? Já foi a algum estádio lotado? Já foi ao Maracanã lotado?

Quem já esteve nesse ambiente sabe quão envolvente e emocionante é estar lá. Ouvir os cantos das torcidas, sentir a vibração no chão, perceber a tensão no momento de cobrar um pênalti e explodir junto com outros milhares na hora do gol! É uma sensação indescritível! E por ser indescritível, só estando lá para sentir de verdade.

Pensando nisso o Clube de Regatas Flamengo lançou o programa Paixão Cega, que é uma plataforma on-line para conexão de pessoas com deficiência visual e acompanhantes para irem juntos aos jogos do Mengão.

A grande jogada aqui está na gratuidade que pessoas com deficiência e acompanhantes têm para irem a eventos esportivos no estado do Rio de Janeiro. Apesar de ambos terem direito à entrada gratuita, nem sempre a pessoa com deficiência consegue um acompanhante para irem juntos ao jogo e por isso ela acaba não aproveitando seu benefício. A plataforma do clube, que é voltada especificamente para deficientes visuais, fará a conexão entre a pessoa com deficiência e um acompanhante que esteja disposto a ir com ela ao jogo e aproveitar a entrada grátis! Uma ideia incrível! Confira abaixo o vídeo promocional da campanha (aqui embaixo está apenas a versão com áudio descrição para deficientes visuais, mas você pode conferir a versão para videntes no site do projeto).

Ainda não há muitos detalhes sobre o programa, mas é muito interessante ver instituições com o tamanho do Flamengo com iniciativas como essa. O caminho para mudança da sociedade é longo, mas possível!

Valeu Rubro Negro!


Leia Mais

Apesar de um pouco bagunçadas, as legislações sobre direitos da pessoa com deficiência para o Estado do Rio de Janeiro podem ser encontradas no site da Alerj. Em especial você pode conferir a Lei 2051/1992, a Lei 3295/1999, a Lei 4240/2003 e a Lei 6775/2014.

Há também a Lei Municipal 5837/2015.

Para o restante do país existe a garantia da meia entrada. Esse direito é garantido pela Lei Federal 12933/13 que foi regulamentada pelo Decreto Federal 8537/15. Mas pode ser que o seu estado, assim como o Rio, tenha outras que sejam mais benéficas, fique atento e assim que conseguirmos investigar em mais legislações estaduais nós traremos para vocês!

About Mateus Porreca

Um sonhador que acredita que o mundo pode ser melhor do que é! E nesse mundo melhor cabem todas as pessoas, juntinhas e sem exceção! Adora Senhor dos Anéis, Star Wars, C. S. Lewis e viajar! E claro, gosta muito de um bom papo!

Responder